Tendências

Percebendo a Bibliografia em sua amplitude epistemológica, social e histórica, o evento A Arte da Bibliografia busca fundamentar todos os modos de transformação e de continuidade que a presença reflexiva e material do pensamento sobre a Bibliografia e dos artefatos bibliográficos pode provocar e ainda provoca.

Trata-se, portanto, de um encontro de vanguarda, que coloca em questão, no âmbito científico e tecnológico brasileiro, a construção de uma arte, de um saber e de uma ciência orientada para organizar, preservar e disseminar os registros do conhecimento. Os desdobramentos são diversificados, dentre os quais destaca-se o aumento da eficiência na comunicação da pesquisa científica que aborda o tema.

 

O caráter inédito de sua abordagem, a construção interdisciplinar de sua pauta e dos perfis dos conferencistas, palestrantes e debatedores, junto a articulação entre graduação e pós-graduação, a construção do diálogo entre pesquisa e aplicação e a preocupação com a internacionalização da produção científica nacional, são os elementos centrais da relevância do Seminário.

Outros benefícios do evento são os de:

  1. Resgatar o tema da Bibliografia e discutir seu papel na formação profissional e acadêmica da área;
     

  2. Contribuir para alterar o estatuto a-histórico da Ciência da Informação;
     

  3. Potencializar o desenvolvimento das pesquisas em curso por meio da discussão com pesquisadores especialistas no tema;
     

  4. Fortalecer as discussões dos grupos de pesquisa envolvidos;
     

  5. Promover o diálogo e o intercâmbio entre pesquisadores das universidades locais, nacionais e estrangeiras envolvidas no tema.